terça-feira, 5 de abril de 2011

Monografia | Rascunho

INTRODUÇÃO

Nesse primeiro semestre de 2011, o objetivo principal é elaborar um site baseado em um tema e subtema sugeridos pela Universidade e focalizar em um problema. O tema escolhido foi Ciências da Saúde e o subtema Nutrição, com ênfase no problema da obesidade infantil, pois trata-se de um problema atual e muito discutido por profissionais da área.
A nutrição é o controle da relação que o homem tem com os alimentos para preservar sua saúde. O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquilo que seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições, sugere pratos e dietas para aqueles que precisam de acompanhamento alimentar específico.
Atualmente, a obesidade é considerada epidêmica e um caso de saúde pública. A obesidade infantil não é mais um problema estético, e sim uma doença que pode causar sérios problemas de saúde como: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, entre outros; além de causar depressão. A obesidade infantil é consequência de diversos fatores, sendo os principais a alimentação errada e demasiada, junto com a falta de exercícios. Um dos modos de prevenir a obesidade é a nutrição adequada da criança.

 
1 CERCANDO O TEMA

1.1 TEMA
Nutrição – Obesidade infantil.


1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Considerando o campo da saúde, quais são as precauções e os tratamentos para a obesidade infantil?


1.3 FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

·        A alimentação saudável é importante desde o início da vida;
·        A obesidade pode causar doenças graves;
·        Há influência de fatores ambientais e biológicos no desenvolvimento da obesidade.


1.4 DETERMINAÇÕES DOS OBJETIVOS
Geral:
·        Um estudo sobre as Ciências da Saúde, no campo da Nutrição.
As Ciências da Saúde é uma área de estudos relacionada com a vida, a saúde e a doença. Alguns princípios metodológicos e atuações são utilizados por essa ciência, na fase diagnóstica, de atuação e de acompanhamento: sondagem, exames laboratoriais e testes, indicação de medicamentos, massagens, atividades físicas, avaliações clínicas e retornos periódicos são exemplos. A nutrição está inclusa nos estudos das Ciências da Saúde.
A nutrição controla a relação que o homem tem com os alimentos para preservar sua saúde. O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquilo que seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições, sugere pratos e dietas, para aqueles que precisam de acompanhamento alimentar específico.
Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.  

Específicos:
·          Um estudo sobre As Ciências da Saúde, no campo da Nutrição, com um corte temático para obesidade infantil.
·          Elaborar um site que informe sobre as precauções e os tratamento da obesidade infatil.
            A obesidade infantil é um problema que afeta cada vez mais crianças, a causa está ligada a falta de instrução dada as crianças, a alimentação errada e demasiada, a falta de exercícios e até o exemplo dos pais.
            A obesidade deixou de ser um problema estético e passou a ser a causa de muitos problemas de saúde como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, além dos constrangimentos que as criaças sofrem na escola.


1.5 JUSTIFICATIVA

      A partir da área de Ciências da Saúde, que estuda assuntos relacionados à vida, à saúde e às doenças, que inclui assuntos como a nutrição, daremos foco na obesidade infantil, por ser um problema atual, cada vez mais comum. A prevenção da obesidade infantil é de extrema importância, pois é fundamental que se criem hábitos alimentares saudáveis nos primeiros anos de vida da criança, e que se mantenha uma alimentação saudável e balanceada com a presença da atividade física.
      A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos e já atinge 10% das crianças brasileiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 43 milhões de criança abaixo de 5 anos estão obesas.
Porém, não é só a prevenção que é importante neste assunto, o tratamento também é de igual importância, combinando dieta e atividade física, pois ambos se completam para que a criança possa modificar seus hábitos alimentares e físicos, e crescer saudavelmente.
O nosso produto será um website destinado a pais e crianças, onde podemos passar informações, precauções e tratamentos para a obesidade infantil.


1.6 METODOLOGIA

A pesquisa se dará pela coleta de dados por todos os integrantes do grupo. A partir desse momento, ocorrerão diversas reuniões, nas quais será fichado todo o material encontrado e discutido, tanto o que ainda é escasso, quanto o que já está pronto para o desenvolvimento dos textos.
A pesquisa será voltada para a obesidade infantil, suas causas e consequências, as precauções e os tratamentos possíveis. Os instrumentos utilizados para a coleta desses dados serão livros, sites e slides. E posteriormente, todas as informações coletadas serão juntadas para a elaboração de um site, com a pretensão de passar as informações adiante.



2 REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico terá três eixos:
·        Ciências da Saúde – Estudos relacionados à saúde, no qual a nutrição está inclusa.
·        Nutrição – A ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais das pessoas. É um conjunto de processos que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção de nutrientes.
·        Obesidade Infantil – Patologia que afeta cada vez mais crianças e adolescentes e que pode desencadear vários outros problemas.

A nutrição está inserida na área de Ciências da Saúde, que está relacionada à vida, doença e saúde. Além da nutrição, outras áreas estão inclusas, como medicina, biologia, medicina veterinária, farmácia, biomedicina, entre outras.
A nutrição estuda os alimentos e as necessidades nutricionais do paciente, em diferentes estados de saúde e de doença. Trata-se de um conjunto de processos, desde a ingestão até a excreção dos nutrientes, e tem a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo. O nutricionista visa a segurança nutricional, a atenção dietética e contribui para a melhoria da qualidade de vida do paciente. É o nutricionista que acompanha e tenta combater doenças como a obesidade.
A presente pesquisa tem como tema central a obesidade, que é o acúmulo excessivo de gordura corporal. Esse problema pode ser resultado de diversas interações entre o organismo e a genética do indivíduo, dependendo também de fatores como o ambiente socioeconômico, cultural e educativo. Na maioria das vezes, está relacionado ao aumento da ingestão alimentar e a ausência de atividades físicas. A doença pode começar a se expressar logo nos primeiros anos de vida, pois a infância e a adolescência são os períodos mais críticos em que a obesidade pode se favorecer. Geralmente, crianças que tem pais obesos, tem grandes chances de também se tornarem obesas.
A obesidade infantil é uma doença crônica – doença que evolui lentamente e de longa duração –, e que não há cura total, mas pode-se controlar.
Os fatores que aumentam o risco de obesidade são fatores genéticos e ambientais, inatividade física, quantidade de gordura corporal e oxidação de gordura. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade a nível mundial é a doença mais prevalente e é considerada crônica. Uma criança, com idade superior a 2 anos, é considerada obesa quando o seu IMC (Índice de Massa Corporal – relação entre o peso e altura ao quadrado) é igual ou superior ao Percentil 95 (P95) para o sexo e a idade; e com excesso de peso quando o IMC está entre o P85 e o P95. Acredita-se que até 2022, o Brasil terá os mesmos números que os Estados Unidos.
A obesidade infantil tornou-se um problema de saúde sério. A união entre fast-food, guloseimas e salgadinhos com a televisão e os videogames gera cada vez mais crianças acima do peso. Mas não é sempre que esse é o maior problema. Eventualmente, problemas psicológicos também estão ligados ao aumento de peso, como problemas relacionados a ansiedade, tristeza e problemas em casa ou na escola, que faz com que a criança coma para amenizar a intensidade desses problemas.
Os pais devem estar atentos a alimentação dos filhos, mas quando eles estão na escola não tem como ter um acompanhamento de perto. Muitas escolas já estão lutando contra esse problema. Além de incentivar as atividade físicas, a escola deve ter maior controle das cantinas e do que estas estão vendendo aos alunos. Algumas cantinas já se tornaram mais saudáveis, mas outra opção é incentivar as crianças a prepararem seus próprios lanches saudáveis em casa.
 PARÁGRAFO SOBRE A IMPORTÂCIA DA FAMILIA NA DOENÇA.
As consequências que a obesidade apresenta são tanto problemas psicológicos e sociais, quanto o desencadeamento de outras doenças. Muitas vezes, crianças acima do peso são vítimas de piadas e rejeição por parte de outras crianças, prática conhecida como bullying – ato de violência física ou psicológica intencional, com o objetivo de intimidar ou agredir indivíduos incapazes de defesa própria –, diminuindo a auto-estima da criança, que posteriormente pode gerar problemas como bulimia, anorexia, depressão e até o consumo de drogas. São muitas as disfunções associadas à obesidade, como por exemplo: hipertensão, AVC, câncer, doenças cardiovasculares, desordens alimentares, entre muitas outras.
O tratamento da obesidade pode variar, tendo uma combinação de dietas, exercícios físicos, mudança de comportamento e remédios para emagrecimento. Em alguns casos, pode-se recorrer à redução de estômago. Foi recomendada pela OMS uma série de medidas para combater a obesidade infantil e assegurar a saúde em todo o mundo. Uma das orientações é a medição de IMC para as crianças, desde o seu nascimento até os 5 anos de idade, como forma de controle.

O estudo será inicializado fazendo-se uma análise sobre a obesidade, suas causas e conseqüências. Para isso, será utilizada a tese Determinantes Psicobiológicos do Comportamento Alimentar: uma Ênfase em Fatores Ambientais que Contribuem para a Obesidade, de Teresa Cristina Bolzan Quaioti e Sebastião de Souza Almeida (doutores em psicologia), que trata do assunto obesidade, e mostra que a maioria dos adultos obesos já tinham a tendência de sobrepeso desde crianças, tanto por fatores genéticos, quanto por fatores ambientais (que podem ser modificados com orientação médica). 

As causas associadas à obesidade são várias: hábito de comer demais e erroneamente, influência genética, meio ambiente e nível de atividade física. [...] 85% das crianças iniciaram a obesidade na fase lactente e pré-escolar, sendo que em 90% dos casos apresentavam sedentarismo e em 9,3% dos casos pelo menos um dos exames de lipídeo alterado. (QUAIOTI e ALMEIDA, p. 201, 2006).

Para dar maior ênfase no tema obesidade infantil, será feito o uso do livro Manual de dietas hospitalares em pediatria: guia de conduta nutricional, de Ana Paula Alves da Silva e Patrícia Zamberlan, que trata dos assuntos Nutrição e Obesidade Infantil, seus tipos de tratamento e prevenção, a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças e da disciplina alimentar em relação aos alimentos prontos, principalmente na fase preescolar e escolar.

[...] O lanche deve ser preparado em casa, pois o acesso a alimentos prontos para o consumo em cantinas escolares muitas vezes leva à realização de refeições gordurosas e ao consumo de refrigerantes. Este quadro, quando rotineiro, pode levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, como obesidade, anemia, diabetes e hipertensão arterial (SILVA, p. 16, 2006).

 
3 WEBSITE

3.1 ANÁLISE DA FORMA E DO CONTEÚDO DE WEBSITES SIMILARES 


O site de Nutrição – Obesidade Infantil é referência na discussão sobre obesidade infantil. Além de trazer jogos infantis que educam crianças na hora de se alimentar, visa orientar e esclarecer dúvidas a respeito dessa doença.
Publicando notícias semanais e esclarecendo dúvidas relacionadas à obesidade infantil com uma nutricionista, o site disponibiliza pesquisas, artigos científicos, orientação online e jogos interativos para o público infantil. 
O design gráfico do site é bastante dinâmico com alguns elementos em flash para chamar ainda mais a atenção, com cores frias que variam entre verde, azul e branco. Os textos estão em cinza. A tipografia é com serifa para dar destaque, com variações de tamanhos. 

*Os áudios irão trazer breves orientações e avisos importantes quando solicitado.


3.2 DESCRIÇÃO DO PROJETO EDITORIAL DO PRODUTO
·        Paleta de Cores
Azul: Remete à comunicação. Optamos por utilizar o tom claro para não ser enjoativo aos olhos do leitor/visitante e mantê-lo confortável na hora em que estiver lendo o material do site, além de tentar deixá-los por um tempo maior dentro de nosso domínio.
Gelo: Background do layout. Tom que se aproxima do branco, mas que não seja ele para haver um diferencial com relação a outros sites que utilizam do branco como seu fundo. Não chega a deixar o leitor no tédio e ansioso por sair do site. Também escolhemos o gelo porque podemos utilizar grande variedade de cores sem que haja um conflito entre elas.
Verde: De acordo com nosso tema de saneamento básico onde o azul também irá representá-lo, o verde irá caracterizar a natureza em seu tom mais claro, ajudando o azul a manter a harmonia do site.


·        Tipografia
Decidimos utilizar uma tipografia moderna e com serifa, como por exemplo, a Apple Garamond. Como o site, de início, tem a intenção de trazer mais texto e menos imagens, a tipografia com serifa será de extrema eficiência para o público-leitor, uma vez que direciona melhor o olhar para a leitura.


·        Layout
Optamos por um layout simples, porém bastante dinâmico e funcional, fácil de ser manuseado por nós (criadores do website) e pelos visitantes. As cores contribuirão para a harmonia dos temas tratados no site e as páginas serão bem distribuídas de acordo com cada assunto.


3.2.1 PROJETO COM FOCO INFANTIL


3.3 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
            Crianças até 11 anos, pais e adultos das classes A e B, moradores das grandes e pequenas metrópoles de todo o Brasil, que estejam interessados no tema obesidade infantil e suas respectivas causas e consequências. 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


GONÇALVES, Dra. Daniela Caetano. Noções Gerais de Nutrição nas doenças - TERAPIA NUTRICIONAL. Universidade Federal de São Paulo.

SERTIÉ, Prof. Ms. Rogério Antonio Laurato. Obesidade Infantil. Curso de especialização: EXERCÍCIO FISICO COMO TERAPÊUTICA NA CLÍNICA MÉDICA.

SILVA, Ana Paula Alves da, ZAMBERLAN, Patricia. Manual de dietas hospitalares em pediatria – guia de conduta nutricional. São Paulo: Editora Atheneu, 2006.

QUAIOTI, Teresa Cristina B., ALMEIDA, Sebastião de S. Determinantes Psicobiológicos do Comportamento Alimentar: uma ênfase em Fatores Ambientais que contribuem para a Obesidade. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.4shared.com/get/XVeeqgzC/11_DETERMINANTES_PSICOBIOLGICO.html;jsessionid=D54CB11B52D5F6B3D15739E2A8DE91E5.dc332>. Acesso em: 17 mar. 2011.

Nutrição.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/nutricao-601867.shtml>. Acesso em: 10 mar. 2011.

Obesidade Infantil
Disponível em: <http://www.obesidadeinfantil.org/>. Acesso em: 10 mar. 2011.

Obesidade Infantil e na Adolescência
Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm>. Acesso em: 10 mar. 2011.

A Obesidade Infantil Já Atinge Cerca de 10% das Crianças Brasileiras.
Disponível em: <http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=obesidade&LibDocID=3961>. Acesso em: 10 mar. 2011.

Organização Mundial da Saúde.
Disponível em: <http://www.who.int/en/>. Acesso em: 30 mar. 2011.

Artigos de Obesidade.
Acesso em: 03 abr. 2011

Obesidade
Acesso em: 03 abr. 2011.

Consequências da Obesidade Infantil




Nenhum comentário:

Postar um comentário